
A Associação Comercial de Albufeira, foi fundada no dia 20 de Setembro de 2010, originalmente com a denominação de Associação de Empresários da Avenida Sá Carneiro - Areias de São João Albufeira. O seu objecto e missão tinha como valores a defesa e promoção dos interesses colectivos das entidades empresariais que representa nas actividades económicas da restauração e bebidas, da indústria e comércio em geral; dos empreendimentos turísticos, do alojamento, do turismo da Avenida Sá Carneiro, bem como promover a cidade de Albufeira.
Face à necessidade de a associação abranger outras áreas do Município de Albufeira, principalmente, as zonas que pela sua relevância na economia local mais se destacavam, a denominação foi novamente modificada para Associação de Empresários da Avenida Sá Carneiro e Centro Histórico de Albufeira em 07 de Março de 2014.
Uma vez mais, e atendendo à necessidade de alargar o número de associados, abrangendo cada vez mais todos os sectores de actividade desenvolvidas no Município de Albufeira, por Assembleia Geral extraordinária realizada a 27 de Março de 2020, veio a associação a ser redenominada por Associação Comercial de Albufeira, por escritura pública outorgada no dia 04 de Setembro de 2020.
Desde logo a ACALB criou um logótipo em cores azul e branca, simbolizado o antigo lema que serviu de mote à propaganda turística do Município “Albufeira - Vila Branca em mar azul”.
No mesmo ano adoptou o lema “União, futuro uma comunidade”.
Com o surgimento da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 - Covid-19, o Município de Albufeira e consequentemente toda a sua actividade económica foi especialmente afectada pela tomada de medidas restritivas, necessárias, mas desajustadas à realidade dos vários sectores de actividade do Município de Albufeira. Desde logo, a Associação Comercial de Albufeira encetou uma série de propostas, reuniões e actividades, tendo em vista a diferenciação de tomada de medidas ajustadas para a realidade de Albufeira, afastando-se das medidas tomadas de carácter geral e abstractas, exigindo uma descriminação positiva para Albufeira e para o Algarve, com um plano específico de apoio.
Tais reivindicações foram ainda materializadas em múltiplas entrevistas televisivas, comunicados de imprensa, numa petição S.Ó.S Albufeira, na marcha móvel em defesa do emprego e das empresas ocorrida em 10 de Julho de 2021, e na marcha marítima ocorrida no dia 24 de Julho de 2021.
A marcha móvel juntou mais de 230 viaturas e de 600 participantes, percorrendo as principais vias da cidade de Albufeira, em que assistiram e aplaudiram milhares de pessoas, numa iniciativa nunca antes verificada, sendo esta, a maior manifestação, conhecida no Município de Albufeira.
Ainda no ano de 2021 a ACALB, outorgou contrato com a AHETA, tendo como objecto o arrendamento de um espaço onde possui actualmente a sua sede e instalações.
Nesse mesmo ano, a ACALB em parceria com a Associação Barmen do Algarve levou a efeito a organização do evento Albufeira Cocktail Festival que decorreu de 17 de Setembro a 4 de Outubro de 2021. Este evento contou com a participação de centenas de profissionais Barmen nacionais e internacionais, muitos dos quais premiados ao nível da competição nacional e campeonatos Europeu e ainda com participações no campeonato mundial.
No ano de 2024 a ACALB tomou posse como membro do Conselho Municipal de Segurança.
A ACALB pretende continua a ser um pilar fundamental na economia local.